quarta-feira, 9 de julho de 2014

Eu sou brasileiro


Eu nunca fui muito patriota. Confesso. Quando eu era mais novo, até a copa de 2006 sempre torcia mais para Alemanha do que para o Brasil. Sei lá o motivo. Talvez fosse meu nome feio. Mas não. Era admiração mesmo. O "foda" é que virei patriota demais. Sentir na pele o orgulho de viver em um país onde existe imposto sobre o salário que tu trabalhaste pra ganhar. O orgulho de votar eletronicamente e o "filho da p..." se reeleger mesmo depois de ter desviado verba inúmeras vezes. Devia ser feito igual no Japão. Se não sabe como é. Pesquisa, eu fiz isso. 

Orgulho de torcer por uma seleção desacreditada de ser campeã na copa das confederações. Orgulho de torcer contra um Chile grande, acreditando poder vencer o nosso Brasil de impostos. Só que não. Ainda me vem à Colômbia achando ser páreo a nós, rei da contemplação dos pontos negativos do nosso país. Porém, não ganharam. Ficaram na saudade. Hoje talvez falem: poderíamos ganhar da poderosa Alemanha, mas se não, não perderíamos assim de 7 a 1. Vergonhoso. Sim é. Só porque a seleção acreditava ser só o Neymar. O cara é bom? É espetacular. Fora de série. Mas em uma seleção brasileira cheia de bons jogadores ficar dependente dele. Qual é o sentido de um banco de reservas? O futebol é isso, se não fosse à gente triste, seriam eles. Mas lutaram com garra até o fim. Merecem aplausos.

Sou patriota. Defendo bons hospitais, bom transporte público e uma boa educação. Não precisamos de terremotos para destruir uma cidade. Não precisamos de um tsunami para inundar um município. Se votarmos errado, nós temos esse efeito já. Urnas eletrônicas não adiantam. Pior ainda é se quebrarmos o que nos pertence, protestar por melhorias e na hora da votação fazer o errado.

Sou tão patriota a ponto de clamar por uma lei em que o político que desviou verba da educação, da saúde ou do transporte que seja. Não possa mais se candidatar. 

Sou patriota a ponto de dizer que o Brasil é lindo. Cheio de lugares belos. Belas culturas. O problema é que lá fora maximizam pontos positivos, enquanto aqui maximizam os negativos. Somos uma nação, um grito e um único coração pulsando vibrando apenas essas palavras finais. 

"Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!"

Sou brasileiro, agradeço por isso e sou pentacampeão. Os únicos que chegaram aos mil gols foram brasileiros. Sou patriota, sou brasileiro com orgulho...

- Joá Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário