segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vamos falar de "Ronaldo"

Mais conhecido como o “Fenômeno”. Sinal de superação em dias difíceis, alegrias em dias fáceis porque sinceramente ele tornava fácil partidas decisivas com tanto talento que esbanjava dentro de campo. Um sorriso imenso no rosto a cada gol marcado, a cada vitoria e a cada passo dentro das quatro linhas que formavam o seu local de trabalho!
Uma volta por cima, depois de muitos dizerem que ele era um invalido no mundo do futebol como jogador, mas ele provou o contrario para todos. Voltou e foi convocado para seleção de 2002 e quem não lembra? Muito difícil não lembrar, aquela seleção empolgante, um brilho de tamanha superação embalada por "Ronaldo o fenômeno". Um guerreiro nato, na semifinal Brasil VS Turquia quem foi que salvou o Brasil e levou para a final de uma grande conquista? Mais uma vez ele o garoto batalhador para mostrar ao mundo o quanto era forte mesmo depois de tudo que já havia passado, fez um gol de "bico, bicuda, dedão" na linguagem futebolística... Levando uma nação inteira ao delírio e eu apenas um garoto de 14 anos gritando como um louco!
Depois veio a final com a temida Alemanha um duelo de campeões três títulos para eles e quatro para nós.
Eles tinham a favor bons jogadores, mas um se destacava era o goleiro "Oliver Kahn" e nós tínhamos uma equipe inteira e um bom goleiro também a nosso favor. Só que o nome da partida novamente era "Ronaldo" aos 21:46 do segundo tempo Rivaldo chutou e Kahn não segurou e lá estava ele para brilhar, no lugar certo, no segundo certo para a gloria e uma nação inteira novamente em êxtase indo ao delírio sem nenhuma restrição praticamente. Aos 33 do segundo tempo kleberson carregou a bola pela direita do campo tocou para o Rivaldo na entrada da área e ele com sua categoria e pensamento rápido sabendo a posição de seu companheiro magnífico fez o porta-luz "O fenômeno" dominou com toda sua habilidade e caprichou naquele arremate rasteiro fazendo Kahn se lamentar olhando para a pelota no fundo da rede a nação brasileira enlouquecia o vendo correr de braços abertos na lateral do campo em direção ao banco de reservas... Tamanha emoção, uma sensação sem igual naquele momento é esse o Ronaldo de dribles desconsertante que vamos nos lembrar e guardar e guardo até hoje. Aquele garotinho de 14 anos que pintava as ruas, as guias e que idolatrava e ainda o põe num pedestal por ter alguns feitos históricos em sua carreira "Fenômeno".
Você pode parar hoje, mas esta gravado no mundo do futebol como Da Vinci no mundo das pinturas. Você Ronaldo fez uma Monalisa e outras obras em campo com seus gols, seus dribles, sua superação, seu carisma e acima de tudo sua humildade que poucos tem depois de tanto glamour, tanta badalação por estar perto ou ter-te no clube. Não vi jogos ao vivo de Garrincha, Pelé, Zico, porém vi o Ronaldo encantar uma nação inteira, o mundo com sua magia esplêndida nos pés! Essa é a minha lembrança mais marcante do seu futebol brilhante.
Pra sempre Ronaldo o fenômeno três vezes o melhor do mundo, duas vezes campeão mundial e para sempre na historia do tão apaixonante esporte que é o futebol.

Joá Jr.

3 comentários:

  1. E quem nao admira um belo futebol? Meu orgulho de ser Brasileira é Neymar, Ronaldo, Lucas , Kleber... entre outros craques que nos fazem ''vibrar'' ao ve-los com a bola nos pés.
    Sou mulher mais acho que tenho uma lado masculino forte dentro de mim rs adoro ver o show que eles fazem dentro de campo e me orgulho cada dia mais do meu pais.

    =)

    ... E ler o que vc escreve é bom demais!
    s2

    ResponderExcluir
  2. Esse ai é Craque em cara !

    ResponderExcluir